Pacificação

Como poderá existir paz, sem que no meu interior exista unificação. Eis o significado da palavra pacificação, unificação sobre uma “cor” para obtenção de paz. Não significa a paz real, mas a que realizamos como “suficiente”.
Num processo natural de pacificação humana, é realizado uma união de pessoas tendo por base um conjunto de ideais. Quando esta união se esgota, ou seja, outras pessoas se unem por outros ideais diferentes, eis que se inicia uma batalha. Poderá não ser uma batalha frente a frente, corpo a corpo, mas a utilização de inúmeras estratégias para dominar os outros.
Pacificação, interessante uma palavra estar tão ligada a guerra ter como base a família “Pax / paz em latin”.
O dicionário descreve pacificação como:
s.f.
1 - acto ou efeito de pacificar;
2 - apaziguamento;
3 - paz; sossego; quietação
Do latim pacificatione-, "idem"
Bom, tudo isto para dizer que por vezes é através da guerra que se encontra e define paz.

Como hei-de então declarar guerra a mim próprio para que obtenha a tão desejada paz? Que revoltas farei para a encontrar? Que princípios e preconceitos destruir ou pelo contrario, basear-me e limitar-me para que possa basear neles a paz?
Que parte de mim separar? Cortar, destruir ou adormecer?
Talvez precise apenas de mais uma parte minha para que dedique minhas forças.
Que princípios obedecer, aos meus ? aos dos outros? Quais?
Não quero adormecer meus desejos, nem tão pouco sentir-me afastado.
Será que o que sinto é o que chamam inferno? este tormento de não saber que fazer? não ter norte nem sul? não ter direcção certa para caminhar ou decidir? Quão esfera tri-dimensional sem gravidade e sem pontos de referência palpaveis. Será isto o que chamam o limbo, o tão conhecido local entre o ceu e o inferno? Em que uma decisão nos levará, ou para o inferno, ou para o céu? Será o próprio inferno a indecisão, este sim ples e palpavel tormento?
Rasgado, torcido e desmembrado. Meu ser… em busca de paz. Pacificação será o mais provavel mecanismo para o atingir.

Comentários