Segredo numero um: definir objectivos (no mundo perfeito)

Definir objectivos é simplesmente:
1. Estabelecer os objectivos.
Objectivos são diferentes de tarefas ou actividades. São o atingir de algo que traz beneficio e não o como, quando, com quem.

2. Identificar qual o comportamento que desejamos.
Este passo é interessante, alem de se definir o passo anterior (pessoalmente, penso que a maioria de gestão pára), é definido o comportamento esperado das pessoas no como(how) e que(what) é esperado.
"Definir o que é a boa performance ou o que é esperado."

3. Escrever cada objectivo numa única folha de papel em menos de 250 palavras.
Que seca, ter que escrever os objectivos, mas eu já sei o que são...
Pois é, mas este passo parece-me essencial para cobrir duas questões, 1) clarificar o que pensamos ser o objectivo, 2) reduzir o "gap" de pressupostos existente entre quem irá executar o objectivo e quem o irá receber/avaliar. É como escrever os requisitos de uma aplicação. Sabemos sempre o que queremos, até que o cliente olha e diz "era isso, mas precisava também que fizesse ... "

4. Ler e reler cada objectivo, que requere apenas um minuto ou assim cada vez que o fazes.
Define o tamanho do objectivo, se for necessário mais do que um minuto para ler o objectivo é porque não está definido de forma eficaz e isso vai trazer mais problemas no futuro. Este passo verifica se o objectivo está identificado de forma eficiente.
Podemos igualmente rapidamente partilhar os nossos objectivos com outros, isto pode ser benéfico quando temos que explicar a alguém o que desejamos. Se a nossa ideia estiver clara, assim será a nossa mensagem.

5. Tira um minuto de vez em quando durante o dia para ver os teus resultados, e
Valida o quão longe estás de terminares o teu objectivo. Não uses a regra dos 80-20. :) Fazer 80% e depois não terminar os últimos 20%, porque são uma seca.

6. Vê se o teu comportamento corresponde ou não com os objectivos.
Valida se o teu comportamento está perante o previamente definido/acordado. Se não estiver identifica se é uma questão de mudança pessoal. Será que é a primeira vez que fazes aquela tarefa? Fizeste esta tarefa mil vezes bem e agora estás a ficar mais desleixado? Que se passa hein?
Assume a postura de alguém eficaz e eficiente. O resultado vai ser obvio, ficas mais focado e a qualidade do trabalho será melhor.

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