Gestor de um minuto

Durante anos ouvi falar de como os seres humanos eram animais de hábitos. A treta vendida pelos consultores e gestores mal formados, fizeram das suas palavras um veneno que me desviou do que vou falar neste blog.
Fui durante anos um consultor de engenharia de software, felizmente durante esses anos não enganei tantos quanto a fama que os consultores detêm.
Enfim... outros tempos outros valores.

Foi numa viagem até Bruxelas que encontrei um livro que me mudou. Peguei nele e a minha esposa perguntou-me para o que queria, abri o livro, e ao ler 3 linhas decidi desafiar-me a comprar o livro mesmo em frente dela. (foi um risco calculado)

Acabei por ler o livro em apenas duas horas e meia, para quem me conhece, é um verdadeiro feito.

O titulo do livro é "The one-minute Manager".
Leitura simples, uma verdade escondida numa fábula. Já Jesus Cristo e Buda o faziam,entre outros.

O livro escreve sobre uma busca para encontrar o gestor perfeito. (Quem não o gostava de encontrar :), para além de o trabalho perfeito).
Inicia por descrever os dois tipos básicos de gestores.
1- Os que baseiam a gestão nos objectivos, deixado as pessoas para segundo lugar - Autocratas. Aqui quem vence é a empresa.
2- Os que gerem as pessoas, deixando para segundo plano os objectivos - Democratas. Aqui quem vence são as pessoas.

Este jovem percorre o mundo inteiro e, pois claro não o encontra, só quando chega a casa é que descobre que mesmo ali ao pé existe um gestor com umas ideias idiotas (estão a ver que a fábula?)
Este gestor baseia-se e três segredos. (uuuuhhh segredos :) é assim que se capta a atenção dos seres humanos. Falamos em segredos e curas milagrosas e todos prestam atenção.)
Os três segredos são:
... é segredo conto num próximo post. Acham? esses tempos já passaram.
Sem falar em cada um dos "segredos" eis o resultado final.


Num próximo post falarei dos três segredos.

Comentários